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Dicas de sucesso para aumentar suas vendas no fim de ano

Fique atento e aproveite para aumentar suas vendas nas festas de final do ano.


O comportamento dos consumidores está mudando à medida que eles estão ajustando seus estilos de vida para ficar mais em casa, enquanto os varejistas trabalham a todo vapor para dar conta da sua demanda. As pessoas estão passando mais tempo do que nunca online, e recorrendo ao Google para explorar, pesquisar e planejar as suas compras — sejam online, sejam no “mundo real”.


Como consequência da COVID-19, estamos vendo diversas mudanças no comportamento de compra das pessoas, e elas deverão continuar ao longo das festas de fim de ano. Antes de mais nada, vale lembrar que o e-commerce se tornou a porta de entrada para os consumidores que estão planejando com mais cuidado suas visitas às lojas físicas. Além disso, os consumidores vão comprar coisas que importam — aproveitando promoções e descontos — e de marcas que tenham missão e valores claros. Por sua vez, os varejistas podem fazer contato com os consumidores nos momentos em que estes estiverem mais à vontade durante suas compras.


Separamos algumas dicas para você aumentar suas vendas e ter muito sucesso!


Leia as dicas com bastante atenção e veja o que se encaixa melhor na sua empresa.

Treinamento dos funcionários

Neste período é importante estar com a equipe de atendimento afiada, pronta para vender.

Para isso, é primordial que o empreendedor invista, de forma antecipada, em treinamento de atendimento.

Então, não esqueça que treinamento para funcionários e temporários é essencial.

Eles são a imagem do seu estabelecimento perante o cliente, um atendimento bem feito é a melhor forma de fidelização.

Lembre-se: trabalhadores treinados evitam erros, tem mais conhecimento para improvisar e geram uma imagem positiva.

Fidelização dos clientes

Um cliente satisfeito traz um novo cliente. Já um insatisfeito, leva dez embora. Então, invista no pós-venda. Uma ligação uma mensagem ou um whatsapp de feedback, por exemplo, é uma ideia simples que valoriza e fideliza o consumidor. Enviar um cartão desejando Boas Festas ou Próspero Ano Novo.

Produto

Estar atento a tendências e modas do momento, planejando a apresentação do produto corretamente na vitrine e nos espaços da loja é sem dúvida um passo fácil para conseguir atrair mais clientes e aumentar as vendas.

Redes Sociais

Utilize as redes sociais para alavancar suas vendas, um exemplo básico, e que funciona é patrocinar posts no Facebook, fazendo com que sua empresa tenha destaque na internet e seja lembrada pelo consumidor na hora de decidir onde comprar.

No caso da mídias sociais é possível com poucos cliques, atingir seu público alvo, e ainda interagir com uma quantidade grande de pessoas.

Com o auxílio de ferramentas é possível definir faixa etária, sexo, escolaridade e muito mais, atingindo um público específico. Um jeito fácil de sua marca chegar até seus clientes em potencial.

Call to Action significa “Chamada para ação”

Para fazer uso dessa técnica, basta utilizar os verbos no imperativo, como por exemplo: curta, clique, acesse, venha. Tudo de forma bem direta. Então, na hora de publicar conteúdo em suas mídias sociais, faça posts com esse recurso.

E lembre-se: encaminhe sempre os clientes para um site ou link que você quer.

Assim, você estimula a ação e leva os consumidores para um espaço mais completo sobre seus produtos e sua marca.

Na hora de se apresentar, você escolhe as melhores palavras, não é? Então, sua marca não deve ser diferente. Nas redes sociais de sua empresa use sempre tom e a maneira mais adequada ao seu negócio. E lembre-se: seja autêntico sempre e deixe com que sua marca tenha uma personalidade própria.

Use o Instagram para mostrar sua marca

Use e abuse nas fotos e vídeos, mas não se esqueça: telefone de contato e link do seu site tem que estar sempre na descrição.

Outra boa opção é geolocalizar as postagens com o endereço da sua loja, assim os seus seguidores não terão dúvidas de onde poderão encontrar os seus produtos.

Em qualquer conversa, ninguém gosta de falar sozinho. Então, seja para um elogio, seja para uma reclamação, a boa prática é responder em até 24h as interações nos canais sociais.

Tenha controle do que é dito sobre o seu negócio e esteja sempre disposto a ouvir sugestões. A comunicação com o cliente é o melhor feedback que se pode ter.

Mantenha uma frequência em sua comunicação nas mídias sociais.

Assim, você fica sempre em evidência e chama a atenção.

E, não se esqueça: é possível agendar conteúdos para serem publicados automaticamente.

Com a correria das vendas, você talvez não tenha tempo de fazer as postagens, então monte sua agenda de forma simples, que as mídias sociais se encarregam de publicar na hora e data que você preferir.

Abertura e Fechamento do estabelecimento

Em períodos de grande movimento, quanto mais tempo seu negócio estiver aberto, mais chance você tem do cliente chegar até você.

Então, abra em horários especiais para facilitar a visita dos consumidores.

Você estende o horário de funcionamento para aumentar ainda mais o faturamento.

Formas de pagamento

Facilitar a forma de pagamento também é uma vantagem, habilite vários sistemas de pagamento na sua loja.

Ofereça sempre a opção de pagar com cartões de crédito e débito, e no seu e-commerce, avalie a possibilidade de disponibilizar as formas de pagamento online, como Pagseguro e Paypal, por exemplo.

Use e abuse do WhatsApp

Com o ConnectW você pode fazer diversos serviços utilizando o próprio WhatsApp.

Crie atendimentos feitos por agentes virtuais, humanos ou até mesmo uma mistura de interações entre os dois e defina como o seu bot irá conversar.

Configure a ferramenta sem a necessidade de um desenvolvedor, podendo até mesmo criar regras de captura de informações que serão usadas durante todo o atendimento, envio de arquivos, fotos e vídeos de maneira automática!

Com ela você pode:

Acompanhar seus pedidos, estoque, canais e distribuição; Experiência de compra omnichanel (compre on-line e retire na loja);

Monitoramento de promoções, produto e performance; Informações e insights sobre clientes; Gerenciamento de catálogo automático, atendimento omnichanel, notificações personalizadas; Gerenciamento de cobranças e pagamentos;

E muito mais!


Clique aqui e saiba mais.





O comportamento dos consumidores está mudando rapidamente, e isso torna cada vez mais difícil se manter como varejista. Por isso, estamos aqui para ajudar você a conectar as pessoas às suas lojas e às coisas que você vende — seja online, seja nas lojas físicas — durante essa temporada de fim de ano, e além dela.



*Fontes:

¹ Pesquisa Ipsos sobre a COVID-19, encomendada pelo Google, EUA, 745 respondentes, consumidores online de 18 ou mais que planejam comprar no fim de ano. 25 a 28 de junho de 2020.


² Dados internos do Google, teste A/B, nov. 2019 - fev. 2020, analisando taxa de conversão de anúncios de Shopping com uma anotação de promoção vs. anúncios de Shopping sem anotação, incluindo 9.569 anunciantes nos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Índia e Austrália.


³ SEBRAE - Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios